COVID-19

Realizamos testes para COVID-19

Estamos buscando sempre o que há de melhor para a sua saúde e a de quem você ama, principalmente durante a pandemia causada pelo coronavírus. Por isso, no Laboratório LAFE você já pode realizar os exames de sorologia e RT-PCR para a detecção da COVID-19.

Quando e por que realizar o exame de PCR para Covid-19 (SARS-COV-2)?

O PCR-RT para COVID-19 (SARS-COV-2) é um exame de biologia molecular que faz a identificação do RNA do vírus SARS-CoV-2 e é o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de Covid- 19 em pacientes sintomáticos, na fase aguda da doença.

O exame de PCR-RT deve ser realizado o mais precocemente possível, porque a carga viral costuma ser mais alta na primeira semana da doença, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia do início dos sintomas, podendo ser coletada até o 10ºdia.

O que é a Sorologia (Teste Sorológico) para Covid-19?

A sorologia verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.

Por que realizar a sorologia para Covid-19?

• Pessoas com suspeita de contato com paciente com COVID-19 ou que tiveram sintomas da doença, a partir do décimo dia de sintomas. Neste contexto, um resultado não-reagente não descarta a infecção.

• Para avaliar pacientes com quadros respiratórios graves e suspeita de COVID-19, com sete ou mais dias de sintomas (recomendável 10 dias), que não fizeram o exame de PCR-RT ou o que tiveram o resultado de PCR negativo. Neste contexto, um resultado não-reagente não descarta a infecção.

• Estudos epidemiológicos para estimar a % de pessoas infectadas e que já desenvolveram anticorpos, para doença.

Tem alguma dúvida? Fale conosco.

Com isso, reforçamos o nosso compromisso em cuidar de você e contribuir para conter o avanço da doença. Converse com o seu médico. 

  • Consulte a cobertura e reembolso dos testes para Covid-19 com o seu convênio.
  • O Laboratório LAFE não realiza teste rápido para COVID-19.