Logo lafe

Conheça as vias de aplicação das vacinas

27 de Junho de 2023

aplicação-vacinas
Saiba mais sobre os métodos de administrar vacinas

Existem várias vacinas que precisamos tomar ao longo da vida. Desde que nascemos, a vacinação é fundamental para ajudar na prevenção de uma série de doenças. Mas o local e a forma como são aplicadas diferem de acordo com o tipo de vacina.
Conheça abaixo as principais formas de administração:

Via oral:
Utilizada para combater as doenças que são contraídas através da ingestão de água ou de qualquer alimento contaminado. Assim, as gotas administradas ao percorrerem o mesmo caminho dos vírus, estimulam a produção de anticorpos para a proteção da boca, estômago e intestino.
Exemplos: rotavírus e poliomielite.

Via intradérmica:
Nesta via a vacina deve ser administrada na derme, camada da pele que está localizada entre a epiderme e o tecido subcutâneo. A vacina é introduzida lentamente para que o líquido desloque a pele, formando uma pápula.
Exemplo: BCG.

Via subcutânea:
Deve ser realizada em locais específicos e com agulhas mais curtas, para garantir que a vacina seja administrada no tecido adiposo (subcutâneo). Para esta técnica recomenda-se a formar uma prega cutânea no local onde será feita a administração com uma compressão ao final.
Exemplos: tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), varicela (catapora).

Via intramuscular:
Deve ser realizada em locais específicos e com agulhas mais longas, para garantir que a vacina seja administrada no músculo. Deve ser realizada compressão no local ao final da administração.
Exemplos: tríplice bacteriana (tétano, difteria, coqueluche), gripe, hepatite A e B, entre outras.

As vacinas são aplicadas na unidade Bairro de Fátima e também na sua casa, através do nosso atendimento domiciliar.

Clique aqui e conheça o nosso amplo portfólio de vacinas
*Consulte estoque disponível.


Para mais informações ou agendamento, acesse nossa página

Compartilhe: